Leite faz mal?

28/04/2011 00:02

A bebida contém importante quantidade de cálcio, essencial para nossos ossos, mas vem se tornando polêmica à medida que se descobriu que pode causar também uma série de alergias e doenças. Um estudo recente feito pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que 57% dos brasileiros brancos têm diminuição da enzima que digere a lactose, o açúcar do leite. “Na idade adulta, o comum é sermos intolerantes a ele. Os mamíferos nascem para tomar leite só até os dois anos”, diz Rejane Mattar, uma das autoras do estudo e imunologista do Hospital das Clínicas. “Quem tem má digestão pode diminuir a quantidade ou trocar por queijo e iogurte. Mas não deve cortar totalmente porque seu cálcio é importante”, diz.

Para algumas linhas de estudos de nutrição, a ingestão da bebida traz outros problemas, como alergias e processos inflamatórios. “Quando qualquer proteína é mal digerida, pode passar para o sangue se houver buracos na parede do intestino”, diz a nutricionista Denise Madi Cerreiro. O organismo passa a combater esta macromolécula como se fosse um corpo estranho e podem aparecer rinite, sinusite, esofagite, dermatite, otite e celulite para quem ingere constantemente. “A proteína do leite de vaca pode até estar ligada ao acúmulo de gordura na barriga, aumento de pressão arterial, diabetes, ovário policístico, distúrbios de concentração, ansiedade e depressão”, diz Cerreiro.

Esses problemas psicológicos podem ser consequência de qualquer processo alérgico em que ocorre o aumento da histamina. Essa última influencia a liberação da serotonina, que acaba afetando nosso bem-estar emocional. A nutricionista indica que as necessidades de cálcio sejam supridas também com vegetais. Eles apresentam o mineral em menor quantidade, mas sua absorção pelo corpo causa menos problemas.



Esta notícia foi acessada em 27/04/2011 no sítio da Galileu. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.

Contato

Pesquisar no site

bolg - "MUNDO DA CIÊNCIA"

Profª Ana Lúcia M. Martinez

Blog sobre o Mundo das Ciências Naturais com muitos:

Experimentos

Vídeos

Jogos

Material de Estudo e Pesquisa

e muito mais....

Acesse e confira!

mundociencia.webnode.com.br/

Profª Janice Corrês Prestes

Conheça um pouco mais do brilhante trabalho e projetos da Profª Janice, acessando os conteúdos de seu BLOG clicando no link abaixo.

teacherjanicechessgame.blogspot.com/2011/02/news.html

BLOG

 ESCOLA ANTONIA B. C. LUZ

 escolaantonia.webnode.com.br/

marciomartinez@professor.educacao.sp.gov.br

Crie um site gratuitoWebnode